A publicidade nos games e os advergames

Há muito tempo as empresas descobriram que os jogos podem ser uma ótima forma de divulgar o seu produto, desde os anos 80. Recentemente vêm surgindo jogos com propagandas e, além disso, jogos que convocam o jogador a participar de instituições como o exército americano. A propaganda pode ser explícita na qual pode estar no nome do jogo, inclusive.

Ela também pode estar fazendo apoio, como nas placas de publicidade ou em algum cartaz dentro do jogo. O termo que batiza os jogos relacionados à publicidade, advergame foi cunhado recentemente, no ano 2000 e publicado na Wired em 2001. Esse tipo de jogo busca com que o jogador tenha em mente o produto anunciado nele e o busque depois, não importando o quão famoso ele seja, regionalmente ou mundialmente. Os jogos citados abaixo são apenas alguns no grande universo de advergames. Os vídeos que aparecem relacionam-se aos mascotes e comerciais (da marca e não do jogo) e é possível observar essas muitas insanidades em ação.

Jogo: Adidas Power Soccer
Produto anunciado: Material esportivo
A Adidas foi uma das primeiras a anunciar nos videogames com o jogo Adidas Championship Footbal de 1990 para Commodore 64, Amstrad CPC e ZX Spectrum na qual há também o Adidas Championship Tie-Break de tênis lançado para os computadores neste ano também. Mas a empresa só atingiu sucesso mesmo nos games mesmo com o Adidas Power Soccer lançado anos depois para Playstation e Windows e que rendeu mais três continuações: International’97, 2 e 98 (este último também para Windows).

Jogo: All Night Nippon Super Mario Bros.
Produto anunciado: All Night Nippon (Programa de rádio)
Essa versão é bem conhecida entre aqueles que gostam de emulação e é uma versão adaptada do primeiro Super Mario Bros. na qual substitui os personagens pelos do programa de rádio All Night Nippon. O programa é exibido da 1h às 5h da manhã pela rádio e é exibido desde 1967. além do programa original, há outros horários em que são exibidos e o programa rebatizado. O programa mescla humor e também música e talvez seja possível ouví-lo do Brasil com suas 12 horas de diferença. Recomendo a leitura dos posts recomendo a leitura do post sobre o jogo no blog O Reino do Cogumelo e também no Super Mario Wiki.

Jogo: America’s Army
Produto anunciado: Exército americano
Esse é chamado de “jogo de recrutamento”, ou seja, trata-se de um jogo na qual há a simulação do ambiente real ao qual o exército americano enfrenta, assim como é possível atuar como médico também. O jogo foi encomendado pelo próprio Ministério de Relações Públicas americano para que motive os jovens a entrarem para o exército. Outra série de jogos que seguem o mesmo preceito é SOCOM, destinado a retratar o batalhão de ações especiais da marinha americana e também de outros países, que por vezes agem em conjunto.

Jogo: California Games (Jogos de Verão)
Produto anunciado: Vários
A propaganda aqui está na tela de patrocinadores que são 9 na maioria das versões dos games (a de Mega Drive por exemplo não tem). As nove marcas que aparecem são a Maxx-Out Athletics (escola de esportes e fitness), Costa del Mar Sunglasses empresa amerciana fabricante de óculos de Sol, Kawasaki empresa japonesa fabricante de veículos, principalmente motos, Santa Cruz Skateboards também americana e que produz pranchas de skate, surfe e snowboard, Ocean Pacific ligada diretamente ao Wal-Mart e que produz roupas e acessórios para a prática de surfe, Casio, tasmbém japonesa e que produz relógios e cronômetros entre outros eletrônicos, Auzzie Surfboard empresa australiana fabricante de pranchas de surfe, Spin Jammer Flying Disk, companhia produtora de discos para frisbee e Ray-D-O BMX Gear que é uma companhia de equipamentos para BMX, mas não achei referência em lugar algum. Esses são os patrocinadores da versão para Master System e computadores, a de Atari 2600 tem também a Epyx (a fabricante original do jogo que hoje faz parte da Electronic Arts), Delmar que é uma localização californiana, não achei referência a nenhuma empresa em relação a este e Jetski, a qual não achei nenhuma empresa também. A de NES também tem Milton Bradley, fabricante de jogos principalmente de tsbuleiro hoje subsidiária da Hasbro.

Jogo: Chase the Chuck Wagon
Produto anunciado: Purina (Ração para cachorro)
Jogo lançado para o Atari 2600 em parceria da Purina com a Spectravision como promocional para a linha Chuck Wagon de rações. Chuckwagon é um elemento da cultura americana e trata-se de uma carroça ou vagão no qual se preparava a comida e levavam as probisões para expedições grandes e esse era o “mascote” da Purina nos anos 70 e 80 (veja o comercial abaixo) e o jogo era distribuído para quem enviasse provas de compra da ração, mas a promoção não teve sucesso e os cartuchos que restaram foram destruídos. O jogo objetiva que você leve o cachorro até o chuckwagon desviando do objeto que fica pingpongeando, o que retira energia e se enconstar no homem da carrocinha, perde uma vida. Depois de completar o labirinto, você tem que deixar a ração na frente do cachorro para que ele a coma.

Jogo: Chester Cheetah: Too Cool to Fool
Produto anunciado: Cheetos (Salgadinho)
Chester Cheetah não é um personagem tão conhecido no Brasil aidna que tenha tido propagandas com ele por aqui nos anos 90 (veja abaixo, feito pela agência Almap/BBDO). Nos EUA o personagem que nasceu em 1971 continua na ativa, mesmo tendo sumido nos anos 70 até o início dos 80. Os comerciais dele eram considerados violentos e eram baseados nos desenhos dos anos 30 e também Tex Avery que a Rede Globo às vezes exibe às 5h da matina, além disso ele era também um rebelde, com sua moto. Essa moto foi o tema do primeiro jogo To Cool to Fool (Mega e SNES) na qual ele tinha de resgatar a sua moto começando pelo zoológico, mas a jogabilidade era muito travada e o jogo bem razoável. Os itens como por exemplo, o de energia são baeados em um salgadinho que existia na época nos EUA. A continuação, Wild Wild Quest (Mega e SNES) tem o sprite do Chester diminuido, mas tem jogabilidade um pouco melhor.

Jogo: Coca-Cola Kid
Produto anunciado: Coca-Cola (Refrigerante)
Jogo lançado exclusivamente no Japão e somente para o GameGear que serviu para a divulgação do refrigerante e seue um estilo rápido que mistura Sonic Chaos e Back to the Future II de Super NES, um dos efeitos da criação do jogo foi a criação de um GameGear vermelho somente no Japão. Curiosamente há também um filme homônimo lançado na Austrália em 1985 que disputou Cannes e é uma comédia romântica que critica o capitalismo e a empresa, mas com toda certeza o nome do jogo não veio do filme. A Coca Cola também apareceu como patrocinadora de jogos esportivos, o maior exemplo disso é a versão americana de Olympic Gold que contava com o apoio do refrigerante na tela-título.

Jogo: Cool Spot
Produto anunciado: 7*Up (Refrigerante)
Spot era o mascote do refrigerante 7*up que foi lançado no Brasil, mas teve curta duração por aqui. O personagem é baseado no ponto (spot) do logo do refrigerante ganha braços, pernas e óculos de sol. O primeiro jogo com ele foi Spot (Amiga, Atari ST, Comodore 64, DOS, Game Boy, NES) que era simplesmente uma versão do jogo Ataxx. Depois vem a versão mais famosa, Cool Spot (Amiga, DOS, Game Boy, Game Gear, Master System, Mega Drive, Super NES) um jogo de plataforma na qual ele tem de resgatar seus amigos e que em alguns países europeus a agarrafa de 7*up não aparecia devido o mascote do refrigerante na Europa nessa época ser o Fido Dido. A continuação, Spot Goes to Hollywood (Mega Drive, Playstation e Saturn) na qual o jogo tem uma visão isométrica no qual o personagem passeia em níveis baseados em cinema. Abaixo, um comercial da época que remete muito ao jogo, note que no tabuleiro aparecem alguns inimigos que também aparecem no jogo:

Jogo: FIFA International Soccer
Produto anunciado: 4-Way Play (Adaptador para 4 controles)
Esse jogo vai aparecer duas vezes e explico o porquê. Na pioneira versão para Mega Drive, o único anúncio que há é do adaptador para quatro controles lançado pela Electronic Arts exclusivamente para esse jogo e o interessante é que ele está efusiamente presente no jogo, seja no telão, nas placas de patrocinadores ou nos gritos da torcida. Pois é, era isso que eles cantavam: “Four way play! Four way play!”.

Jogo: FIFA International Soccer / FIFA Soccer’95
Produto anunciado: Panasonic (Eletrônicos)
Posteriormente ao sucesso da versão de Mega Drive, a série ganha o patrocínio da Adidas e também da Panasonic, empresa responsável também pelo 3DO que teve uma das versões do jogo e este patrocínio continuou até a versão FIFA Soccer 95 (Mega Drive). Explicando melhor, o Panasonic anunciava de forma indireta o 3DO e a versão do FIFA International Soccer para ele. Atualmente, os patrocinadores que aparecem são os mesmos que ocorrem em partidas oficiais realizadas pela FIFA.

Jogo: Fisher-Price: Firehouse Rescue
Produto anunciado: Brinquedos
Fisher-Price é uma indústria americana de brinquedos e que atualmente pertence á Mattel começou nos jogos em 1984 com Memory Manor (Atari ST, Commodore 64 e Colecovision) no qual você joga com um limpador de janelas e que na verdade é um jogo da memória. Mas Firehouse Rescue (DOS e NES) mostrou de forma bem simples o brinquedo, no caso um caminhão de bombeiros. A de lançamentos com o nome Fisher Pricce seguiu com mais dois jogos para NES (I Can Remember de jogo da memória e Perfect Fit, educativo). O último título lançado foi em 2003, Rescue Heroes: Billy Blaze (GBA) no qual se participa de missões em que se deve apagar o fogo.

Jogo: The Ford Simulator
Produto anunciado: Ford (Automóveis)
The Ford Simulator foi o primeiro jogo licenciado com marca de automóvel e foi lançado em 1987 para MS-DOS, desde então teve mais quatro versões até 1994 no qual havia a opção de escolher vários carros dessa marca. Em 1999 surge a série Ford Racing e o último título lançado com apoio da empresa americana foi Ford Street Racing (XR Edition) em 2007 para Playstation 2 e PSP.

Jogo: Global Gladiators
Produto anunciado: Mc Donald’s (Fast food/ Lanchonete)
Aqui um jogo que fez até que um bom sucesso no Brasil e mesmo no mundo. O primeiro jogo com a marca foi Donald Land (NES) que nada tem a ver com o pato e é sim um jogo bem razoável com os personagens do McDonald’s incluindo o Ronald McDonald. Em 1992 surge o segundo game com o objetivo de divulgar a marca, M.C. Kids (Amiga, Atari ST, Commodore 64, DOS, GameBoy e NES) na qual os personagens principais passam a ser dois garotos (a constar, um negro e um branco) e os personagens do Mc Donald’s tornam-se secundários e um ano depois, os mesmos meninos aparecem em Global Gladiators (Amiga, Game Gear, Mega Drive e Master System). Nesse caso, o Mc Donald’s aparece pouco (na história e ao fim do estágio, além de como item apenas). Esse que vos fala teve esse jogo. No mesmo ano é lançado um jogo com o personagem do Ronald de novo, no jogo McDonald’s Treasure Land Adventure (Mega Drive apenas) e o curioso dessa versão é que enquanto o personagem coleta ouro e prata nas versões japonesa e europeia, na americana, coletam-se flores. Desde então, a marca só tem aparecido em jogos esportivos.

Jogo: Izzy’s Quest for the Olympic Rings
Produto anunciado: Mascote olímpico
Aqui a propsta é diferente e ao mesmo tempo igual aos dos outros. Aqui o mascote Izzy (que é uma abreviação de Whatizit, que foi descartado) deve resgatar os cinco aneis olímpicos na qual você pode morfar em vários personagens (tal quais os jogos Widget e Felix the Cat para SNES e NES) mas, enquanto o mascote Cobi das olimpíadas de 1992 disputadas em Barcleona fez um enorme sucesso no mundo e no Brasil, o das Olimpíadas de Atlanta não atingiu o sucesso esperado. O mascote, aliás, nãoa tingiu sucesso nem fora dos games e era baseado em pinturas abstratas e apáreceu pela primeira vez no encerramento das Olimpíadas de Barcelona (nas cerimônias de encerramento aquela que realizou os jogos é responsável por metade da realização desta e a que organiza a próxima, da outra metade). Aqui a motivação é vender bonecos, jogos de tabuleiro, pins… Tem um site inclusive somente de pins do Izzy na qual há alguns em que ele relaciona-se com outros patrocinadores. Veja aqui embaixo um pouco da cerimônia dos jogos olímpicos de Barcelona na qual ele aparece pela primeira vez, lá pelos 6 minutod:

Jogo: Kool-Aid Man
Produto anunciado: Kool-Aid (suco em pó)
Se você acha o mascote aí em cima bizarro, imagina este! É um jarro cheio de suco com rosto, braços e pernas. No Brasil, o Kool-Aid virou Ki-Suco com o mesmo mascote, mas sem tanta divulgação assim. Ele também foi o primeiro jogo sobre um personagem, lançado para Atari 2600 lançado em 1983. No jogo têm-se que juntar três ingredientes: Água (W), Açúcar (S) e suco em pó (K) e se os inimigos o tocam, ele perde tempo e bate nas paredes, além disso, deve-se impedir de que os inimigos tomem a água (ou suco?). A versão do Intellivision é diferente: no qual você joga com crianças que estão sempre coladas (mas que se toamrem dano passa a se jogar com uma de cada vez) e estão numa casa mal-assombrada e tem 10 minutos para juntar os ingredientes para fazer o suco, o que faz aparecer o Kool-Aid Man e derrotar o inimigo. Veja abaixo um anúncio com o personagem nos anos 70:

Jogo: Motoko-chan no Wonder Kitchen
Produto anunciado: Ajinomoto (Alimentos)
Esse jogo pode ser considerado o percursor da famosa série Cooking Mama que fez destaque principalmente no Nintendo DS e o iOS. Esse jogo foi o único feito até hoje com o apoio da companhia japonesa Ajinomoto (não, ela não produz somente o glutamato monossódico) e na abertura do jogo aparecem vários produtos dela. A personagem nesse jogo tem de fazer pratos de forma educacional na qual a criança possa fazer em casa, além de vários minigames.

Jogo: Nude School Dating Sim
Produto anunciado: Alison Angel (site e atriz pornô)
Pois é, até atrizes de site pornô softcore têm uma forma de divulgação em games. Nesse caso, é um jogo simples em estilo Adventure (Bem, não exatamente Adventure) com imagens paradas (somente duas se movimentam). Você responde a perguntas entre 2 e 10 opções que determinam o caminho a seguir e que inclusive deve ter uma calculadora em mãos para resolver algumas das perguntas e nas quais entre elas há algumas sobre drogas. O jogo não possui nenhum estilo de Save Game, sendo necessário começar de novo toda vez que sai dele. É incrível que em toda a tela há a inscrição do site dela, sendo necessário só clicar para entrar lá (e ter que pagar para entrar no site, já que ele é pago).

Jogo: Pepsiman
Produto anunciado: Pepsi (Refrigerante)
Assim como a Coca-Cola, a Pepsi também tentou divulgar a sua marca desde antes que a Coca. O seu primeiro jogo foi o Pepsi Invaders (Atari 2600) que nada mais é a substiutição dos cinco primeiros aliens de Space Invaders pela palavra P E P S I. A nave que dá itens também foi substituída pelo logo vermelho e azul da empresa. Curiosamente ao você ganhar aparece escrito “COKE WINS”, mas a palavra Coke é muito mais referenciada pela Coca-Cola do que pela Pepsi. Em 1988, ou seja 5 anos depois, a Pepsi lança Mad Mix também, conhecido como The Pepsi Challenge (Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, MSX e ZX Spectrum) sendo um variante do Pac-Man na quals e deve comer os pontos nos quais você sofre transformações, mas que não há lá tantas referências à Pepsi.sendo que somente na Europa ele ganhou esse nome já que a Pepsi daria prêmios a quem conseguisse boas pontuações. Por fim, Pepsiman, o mascote japonês da Pepsi apareceu em um jogo homônimo lançado para Playstation na qual se tem de sobreviver na selva urbana coletando latinhas de Pepsi. De fato, é um jogo interessante e diferente do normal e no qual é só correria! Posteriormente o personagem voltaria a aparecer no jogo de luta Fighting Vipers (Saturn e PS2) somente na versão japonesa, que era um jogo da Sega que foi feito na mesma engine do Virta Fighter 2.

Jogo: Rad Mobile
Produto anunciado: Sonic (videogame)
Já ouviu falar em um personagem aparecer em um jogo antes de aparecer no seu peóprio jogo? Pois é assim que Sonic aparece em Rad Mobile, como um simples chaveiro. Rad Mobile foi o primeiro jogo em 32 bits da Sega e é um jogo de corrida em primeira pessoa na qual as fases passam de dia ou a noite no qual você tem de escolher um carro rival, além de escolher rotas e fugir do tráfico e fugir da polícia. Foi uma boa forma de anunciar o Sonic antes dele ser lançado, não? Em 1994, ou seja, três anos depois foi lançada a continuação chamada Gale Racer (Saturn) que incluia chaveiros de outros personagens.

Jogo: Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo
Produto anunciado: Brinquedo
Sapo Xulé era uma espécie de mascote da TecToy nos anos 90 que consistia de um boneco em formato de sapo que vestia tênis. E no tênis havia uma palmilha que tinha chulé com o cheiro de provolone. Além desse boneco havia inclusive minigames dele baseados no Game & Watch. Ele ganhou três jogos para Master System no ano de 1995: Sapo Xulé vs. Os Invasores do Brejo (um hack oficial do Psycho Fox), Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída (um hack do Astro Warrior, o jogo que mais sofreu alteração dos três) e Sapo Xulé O Mestre do Kung-Fu (hack de Kung-Fu Kid). Aqui, um curta-metragem feito pelo próprio criador, o aniamdor Paulo José, no qual ele sobe as montanhas para praticar Kung-Fu (lembra um dos três jogos, não?)

Jogo: Tooth Protectors
Produto anunciado: Johnson & Johnson (Escova de dente e fio dental)
Esse jogo lembra aqueles filmes que se passavam na escola ensinando higiene bucal. Nesse jogo você é T.P. e tem que vencer os inimigos da higine bucal que são os snacks (ou seja, os salgadinhos e os doces). Para isso, além da escova há também o fio dental e o antisséptico (ou enxaguante) bucal. O jogo em si é bem similar ao Pong (com uma bolinha, ops quadradinho minúsculo, é bom saber) e se você erra, perde um dente.

Jogo: Town & Country Surf Designs: Wood & Water Rage
Produto anunciado: Town & Country Surf Designs (Loja de equipamentos para esportes radicais)
Town & Country Surf Designs (mais conhecida por T&C) fundada pelos idos dos anos 70 no Havaí e que tem como símbolo o Yin-Yang e nos anos 80 ganha vários mascotes, os Da’Boys criados por Bob Nazar. O Wood & Water Rage foi o primeiro jogo da série na qual lembra um pouco uma compilação dos eventos Surfe e Skating (Patins) do jogo California Games com quatro personagens a escolher. O segundo (e último) jogo foi lançado cinco anos depois do primeiro, em 1992, chamado Thrilla’s Safari é focado no gorila Thrilla apenas e é um game de plataforma na qual se faz o uso do skate em sete estágios no qual enfrenta vários inimigos. Depois disto, os Da Boys sumiram de vez.

Jogo: Yo! Noid
Produto anunciado: Domino’s Pizza (Fast food / Pizzaria)
A pizzaria Domino’s não é muito conhecida no Brasil ainda que tenham algumas unidades dela por aqui sendo que esse ser bizarro conhecido como Noid era o seu mascote oficial para comerciais nos anos 80. O primeiro jogo com esse personagem foi Avoid the Noid em 1989 para MS-DOS e Commodore 64 e no qual o objetivo é entregar a pizza em no máximo trinta minutos e no qual o cenário lembra muito Keystone Kapers de Atari. A continuação, Yo! Noid lançada um ano depois e exclusivamente para NES fez muito sucesso pelo mundo. O jogo que não é original, ele faz uso da engine do jogo Kamen no Ninja Hanamaru lançado para Famicom no mesmo ano e ele aproveita-se da engine da mesma forma que o Sapo Xulé acima. A Capcom mudou o personagem a partir de um acordo com a Domino’s Pizza (o conceito também é dela) e com isso poderiam haver promoções relacionadas a Domino’s Pizza também.

Jogo: Yume Kojo: Doki Doki Panic
Produto anunciado: TV Fuji (Rede de televisão japonesa)
Se você viu o link postado no Kamen no Ninja Haohmaru pode notar que esse jogo aparece também na lista, sim, é o jogo que deu origem ao Super Mario 2 lançado no Ocidente (no Japão ele só apareceu no Super Mario Collection para SNES com o nome Super Mario USA) veja a comparação entre os dois aqui. Mas voltando ao game original que é o foco desse post surgiu a partir de um acordo entre a TV Fuji e a Nintendo e foi lançado como somente uma parte de coleção de produtos visando a divulgação do festival Yume Kojo’87 (Fábrica dos Sonhos’87) dedicado a tecnologia e mídia e baseia-se nos mascotes criados para esse evento Imajin e Lina e seus pais, Papa e Mama são criações da Fuji enquanto o resto dos personagens e também o grande vilão Mamu são criações da Nintendo. Tanto Doki Doki Panic quando Super Mario Bros. 2 foram dirigidos pela mema pessoa, Kensuke Tanabe e o jogo originalmente era um protótipo de Super Mario Bros mesmo enfatizava muito mais o arremesso de blocos. Nos vídeos abaixo a divulgação do festival com os personagens e o outro imagens do proóprio festival mostrando uma corrida tipo Autorama.

Jogo: Zool
Produto anunciado: Chupa Chups (Pirulito)
Essa aqui talvez seja a propaganda mais óbvia de todas: Já que ao começar o jogo ans versões 16-bits logo de cara você vê o símbolo da Chupa Chups (que aliás, foi criado por Salvador Dalí). O jogo Zool teve sua versão original para os computadores Amiga e depois para vários outros consoles (Arcade – muito raro, Acorn Archimedes, Amiga, Atari ST, Amiga CD32, DOS, Game Boy, Game Gear, Master System, Mega Drive, SNES). Zool é um ser que lembra uma formiga ninja -afinal que animal gosta mais de doces? As versões para 16 bits e também para Amiga CD32 possuem gráficos melhores, sendo que a abelha que é o primeiro chefe é enorme nessas versões. Um ano depois, 1993 há a continuação Zool 2 para Amiga, Amiga CD32, DOS e Jaguar. O jogo como novidade apresenta a personagem Zooz, uma versão feminina de Zool.

Fontes: How Stuff Works, MobyGames e Wikipédia

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 28, junho, 2011 em 07:24 | #1

    Engraçado que o Rad Mobile realmente chegou antes de Sonic ser lançado, num fliperama de shopping daqui de Salvador (digo isso porque por aqui as coisas costumavam ser muito lentas, mais do que pra vocês aí no sul – aliás, costumam). Gastei umas boas fichas nele e achava um charme aquele chaveirinho balançando… até então era só um mero chaveirinho mesmo. Já pensou se ali no Rad Mobile o Sonic tivesse olhos verdes e fosse mais magrinho? TUM!

    Muito bom o post, super-completo! "Nude School Dating Sim?" Tem pra SEGA CD? 😛

  2. 28, junho, 2011 em 08:50 | #2

    Hoje em dia, a indústria de Games está investindo legal em propaganda. Aparentemente, a Coca-Cola é uma das patrocinadoras do novo Call Of Duty, sendo bem capaz de propagandas aparecerem durante o jogo.

  3. Agent13
    28, junho, 2011 em 09:28 | #3

    Destes jogos curtia o Spot Goes to Hollywood do Mega, mas odiava o fim dele!

  4. 28, junho, 2011 em 11:05 | #4

    Haha o maneiro do "Global Gladiators" é que, se minha memoria não me engana, ele vinha com um vale pra vc ir no macdonalds e trocar por um big mac! huahwuhauhwuhauhw E "Kisuco" fez muito parte da minha infância tbm (não o jogo hehe).

  5. Diego
    28, junho, 2011 em 13:39 | #5

    Lembrei de mais um jogo "Caterpillar Construction Zone" da Caterpillar (Máquinas Industrias para mineração e Construção Civil) para Game Boy e PC nele você tem que usar as máquinas da empresa para construir estradas, fazendas, ajudar em desastres, colheita entre outros.

    Game Boy Collor
    http://www.mobygames.com/game/gameboy-color/cater
    Comercial da Versão PC


  6. 28, junho, 2011 em 14:06 | #6

    Cacete, me pergunto aonde que tu foi arrumar alguns jogos ali da lista.

    Aliás, sempre quando via propaganda em algum jogo antigo, ficava felizão, não sei porquê. Hoje em dia, é algo de praxe jogar um NFS da vida e encontrar um Burger King em cada esquina.

    Aliás, se não me engano, os três primeiros Tony Hawk também possuíam propagandas, mas agora esqueci de qual marca especificamente!

  7. 28, junho, 2011 em 14:49 | #7

    A Fuji também usou bastante de propaganda nos jogos da série F1 Grand Prix, para o SNES. Até a vinheta do jogo era parecida com as das aberturas das transmissões de Fórmula 1 da TV japonesa com a mesma música.

    Versão do game:

    Versão da TV:

    Embora jogos esportivos tenham uma apelo realmente comercial maior, por isso é muito comum os patrocinadores, até pelas questões de licença do jogo.

  8. 28, junho, 2011 em 15:25 | #8

    @Eduardo Casola Filho

    É verdade, a clássica "Truth"!!! Pena que era sempre uma versão cortada; na melhor parte da melodia, a música acabava…

  9. 28, junho, 2011 em 15:33 | #9

    @Cosmonal

    Não Cosmonal, não tem Nude Dating School Sim para SCD, ams é só procurar Alison Angel em alguns sites de busca que vc acha coisas dela 😉

    @Israel – Tio Goiabinha

    Legal, da Coca Cola no CoD eu não sabia.

    @maximuscesar

    Pois é, vinha sim. Eu comprei o cartucho, mas não cheguei a usar o vale. Pooooooooxa

    @Diego

    Legal o da Caterpillar. Ourra que se evolveu com jogos assim e que ia entrar na lista era a Tonka, mas achei melhor tirar.

    @Eduardo Casola Filho

    Pois é, e um dso primeiros jogos (não o primeiro, é bom constar) foi a série FIFA, ainda que não tinha relação com os patrocinadores oficiais.

  10. Flavio Master
    28, junho, 2011 em 18:25 | #10

    Hahaha, os artigos do Talude sempre me surpreendem.

    Eu tinha Global Gladiators mas achava do jogo a mesma coisa que acho do Mac Donald's: Uma Mac porcaria. E tive também o jogo do Pepsiman para PS1, que joguei até bastante, menos pelo jogo e mais por achá-lo absolutamente tosco, as situações eram bem absurdas e engraçadas (e eu tinha certeza que ele aparecia no Vitua Fighters 2, valeu por me corrigir).

    Já esse lance do "Ki-suco" ter pouca divulgação, não se se posso concordar, pois se tem uma das coisas que eu nunca esqueci era das propagandas nos anos 80 (lembro até das musiquinhas), que eram até bem constantes, ainda que em menos quantidade que a concorrência.

  11. 28, junho, 2011 em 19:52 | #11

    @Flavio Master

    Surpreendente vai ser o próximo (mistéééério) 😉

    Eu também achava que ele aparecia no Fighters Megamix, depois vi qual jogo que ele aparecia mesmo.

    Do Ki-Suco falei sobre a divulgação dele pq mesmo existindo há litros por aí principalmente nos anos 80 não me lembrei de nenhuma publicidade dele e não achei nada no Youtube.

  12. 29, junho, 2011 em 07:27 | #12

    Desculpe mudar de assunto assim mas olhem isto aqui:

  13. 29, junho, 2011 em 08:29 | #13

    @Adam Alencar

    Ficou meio "Lady Gaga" a música, não acha?

  14. 29, junho, 2011 em 09:24 | #14

    Pepsiman é um "Sonic Unleashed do PSX". Tem até um cara idiota que só aparece para desperdiçar tempo. O jogo em geral eu achei bacana, mas o level design vai ficando cada vez mais frustante. E o chefe final é um rehash do primeiro.

    E o babaca que upou o arquivo do jogo pra emular deixou os arquivos das músicas separados e em formato APE. Pra que fazer isso? =T

  15. 29, junho, 2011 em 10:02 | #15

    @Hyper Emerson

    O QUÊ?? Tá separada?? Me manda esse rip aí cara, pelo amor de Deus!

  16. 29, junho, 2011 em 12:33 | #16

    só vou dizer que se aproveita daí "mario 2", sapo xulé e yo noid =p

    tinha um nojo imenso desse mc kids

  17. 29, junho, 2011 em 12:34 | #17

    ops esqueci de mencionar CALIFORNIA GAMES UOUUU

  18. 29, junho, 2011 em 13:46 | #18

    @Rafael Fernandes

    Eu peguei a pasta RAR lá na Emupardise. É possível usar o Monkey's Audio para converter os APEs para MP3 e tal, mas não consigo fazer o emulador reconhecer e tocar as músicas.

  19. pedro12
    29, junho, 2011 em 14:57 | #19

    Nota: Fala pessoal,o otario noob esqueceu do email dele(quem esquece email? BurroBurroBurro!).

    Acho que naquela epoca,as empresas viram que os games estavam com um tremendo sucesso,entao o que fizeram?Começaram a faturar em cima disso.Como?Fazendo games sobre ou com a sua imagem.Eu,por exemplo,tive o Adidas Power Soccer e tenho o Pepsiman (geniais,por sinal).Isso mostra que os games “publicitarios“podem ser uma faca de dois gumes.As vezes sai um game genial,mas as vezes sai uma tosquera.E essa e a minha opiniao .

  20. 29, junho, 2011 em 15:08 | #20

    @Hyper Emerson

    Ah valeu, vou pegar lá. Tenho interesse só na trilha sonora mesmo!

  21. Arrout
    29, junho, 2011 em 16:06 | #21

    Olá,Rafael "00agenty" bem…não sei se esse é o post certo…mas,adoraria participar da equipe do passagem secreta!

    Sempre adorei e acompanhei esse incrível blog,apesar de ser muito novo e ter só 12 anos,sou fã(nático) de retrogames,cresci entre Super Nintendos e N64s,tenho vários assuntos que posso falar e apesar de ser nintendista do coração,posso falar tabém de coisas sobre sega e microsoft

  22. 29, junho, 2011 em 17:36 | #22

    @Arrout

    E aí, Arrout, tudo certo? Poxa vida, legal ver seu interesse nos retrogames e também para escrever sobre eles aqui!

    Assim, apesar de escrever uma porrada de posts e comentar pra caramba aqui, eu não sou o administrador. Quem tem essa função é o Marcos Valverde, ou mcs. Ele anda um pouco ausente dos posts no blog, por isso só vendo com ele mesmo se há possibilidade de novos membros para escrever aqui. Até porque ele tem que ver uma forma legal de inserir no blog novas pessoas pra postar de uma forma que não desorganize alguma coisa, algo assim.

    Enquanto isso, continua acompanhando aqui, e comentando, pra gente te conhecer melhor, cara! Com certeza a gente entra em contato assim que tiver algo definido. Você tem algum e-mail ou alguma rede social? Deixa aí!

  23. Arrout
    29, junho, 2011 em 17:48 | #23

    @Rafael Fernandes

    Ok…tenho sim

    Anota aí mano

    Dudubaima@gmail.com

    se quiser enviar alguma informação é só mandar pra esse e-mail aí

    ok…

    Comentarei um pouco mais nesse blog

    Eu quase nunca comentei,só uma vez

  24. 29, junho, 2011 em 17:51 | #24

    @Arrout

    Beleza cara, sem problema! É até uma forma de te conhecer melhor! Guardei teu e-mail aqui!

  25. 29, junho, 2011 em 18:47 | #25

    E o Novolin? Tem a ver? Meio que pulei os textos, quando tiver um tempo maior vou ler e ver tudo!

  26. 29, junho, 2011 em 21:47 | #26

    @Kurt

    Tem sim, é da empresa Novo Nordisk que tem o remédio Novolin R como genérico para a insulina. O nome do jogo vem daí.

  27. 30, junho, 2011 em 15:12 | #27

    @Rafael Fernandes

    tb achei cara. oq eu to odiando neses novos jogos do SONIC é que a maioria depois do UNLEASHED so tao usando a mesma engine so mudao o HUD uma prova disso é o generations e o colors ''-+ o colors'' e o loco da versao japa do generations é que os bonecos trcao de fase xD o classico vai pra 3D e o moderno vai pra 2D fiquei de cara quando vi isso no youtube

  28. 30, junho, 2011 em 16:06 | #28

    @SO FODA

    É, melhor essa engine aí do que reconstruir uma toda nova e bugada, né…

  29. 29, julho, 2011 em 09:33 | #29

    prefiro nova e bugada ¬¬ ja to cansado de ficar jogando esses novos jogos do sonic e todos eles serem derivados do unleashed po a sega tem que inovar um poco o unleashed inovou agora os cara so querem ficar repetindo a mesma coisa so com poca coisa nova ¬¬

  30. 29, julho, 2011 em 13:25 | #30

    @Rafael Fernandes

    Se você tiver alguma boa impressão sobre algum possível membro pro blog, pode me mandar um e-mail pra gente discutir e agilizar o processo.

    Faz tempo que quero escolher um ou dois novos talentos gamers para escrever pro Passagem Secreta e que, além de talento, saiba escrever e tenha senso de grupo.

    Abraço.

  31. 25, maio, 2012 em 05:24 | #31

    Legal, dessa que o Sonic veio antes do jogo eu não sabia! Vou aproveitar inclusive para colocar em uma das próximas postagens no Bitando! valeu =P

    Aliás, gostei da postagem, bastante interessante, vamos divulgar também!

  32. 23, junho, 2013 em 06:44 | #32

    Eu curtia nesse Fifa Soccer 95 era correr do juiz qd tomava cartão, ele só te enquadrava c/ vc devidamente parado e o jogo dava a "oportunidade" de vc sair voado pra ñ levar a punição e dar prosseguimento ao jogo. Era um barato, todos os outros jogadores parados feito estátuas servindo de obstáculos e vc dando olé no árbitro….

  33. 12, setembro, 2014 em 03:23 | #33

    Tô pensando em colocar os personagens do mangá que estou criando em um hack de Streets of Rage 2.
    Mas primeiro vou concluir outros hacks desse jogo que tenho editado já a um bom tempo antes e estão quase prontos, o que tem Kratos (God of War) jogavel, a versão melhorada do Sonic jogavel e o da Blaze Fielding nua.
    Alem do mais vai ser interessante que a primeira aparição dos personagens do mangá seja nesse jogo o qual marcou o Mega Drive pra mim e que sou viciado em jogar até hoje.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: