Página Inicial > Game Boy Advance, reviews > Tir et But: Um jogo desconhecido do GBA

Tir et But: Um jogo desconhecido do GBA

Um dos raros jogos de GBA que não é em inglês e nem tem opções de línguas, sendo disponível But somente o francês e trata-se de um jogo difícil de encontrar, mesmo em sites que disponibilizam somente jogos para GBA. “Tir et but” termo que vem do francês “Chute e gol” e que tem o desprentisioso subtítulo “Edition Champions du Monde” (Edição campeões de mundo) que refere-se ao título da França, campeã em 1998 (em cima do Brasil, com aquele gol de Zidane, lembra-se?) ainda que o jogo tenha sido lançado em 2002, ano da Copa  do Mundo Japão-Coréia na qual o Brasil seria campeão (e a França eliminada na fase de grupos).

O jogo tem origem a partir de um jogo de tabuleiro francês (veja foto ao lado) no qual segue uma estrutura semelhante a da adaptação para videogame pelo que se pode ver na foto. O jogo está dividido em dois modos: original que é semelhante a versão do tabuleiro com times franceses e também a versão Arcade na qual há alguma ação, mas é de jogabilidade inferior ao modo Original.

Você começa tendo três dados azuis para lançar no qual eles determinam a jogada que acontecerá, você tem três chances para conseguir uma jogada selcionando os dados que quer manter ou eliminar usando as setas. Nesse dado há seis opções: Bola, chutador, gol, barreira, área e cartão.

Se você tirar três bolas, chutadores ou gols tem direito a uma chance de marcar o gol com o dado branco: se aparecer o gol, você marca, se aparecer a bola vazada você erra. Porém é muito comum colocar a sequência chutador, bola e gol (em qualquer ordem), nesse caso é possível fazer valer dois gols.

Caso se tire dois cartões é cartão amarelo, e se repetir, ele se torna vermelho e o jogador é suspenso por uma rodada. Duas barreiras equivalem a falta, na qual o jogador adversário pode defender-se e duas áreas são pênaltis na qual não tem defesa. Algumas técnicas tem defesa enquanto outras não.

O melhor jeito de descobrir esse jogo e as possibilidades é jogando, somente por aqui não será possível. É muito difícil enconrar esse cartucho, inclusive no Brasil, sendo mais fácil achá-lo por emuladores e às vezes pode viciar, assim como fez comigo. Recomendo bastante. Quem gosta de contar com a sorte e de jogos de tabuleiro no videogame, vale a pena tentar!

Fontes: Board Game Geek e GameFAQs.com

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: Game Boy Advance, reviews
  1. Dactar
    18, junho, 2011 em 16:34 | #1

    É incrivel como os portateis da nintendo possuem uma monstruosidade de jogos regionais e desconhecidos,o DS por exemplo deve ter mais de 2000 títulos que só japoneses podem ter acesso,esse Tir et but parece ser interessante,bem casual e com a temática futebol fica mais amigável para nós.Arriscar um game puro em japones é inviável já em frances fica bem mais fácil entender mesmo não sabendo francês.

  2. 18, junho, 2011 em 19:47 | #2

    Que curioso, nunca havia ouvido falar nisso! Vou baixar porque deve vir bem a calhar no Dingoo!

  3. 19, junho, 2011 em 10:44 | #3

    @Dactar

    É isso mesmo, e se vc não entender de início, vc aprende.

    @Rafael Fernandes

    Como jogo casual funciona muito bem. Se eu tivesse um Dingoo, o jogaria naquelas viagens longas.

    Deve ser legal jogar de dois com o Gemerl mas nunca joguei no emulador assim.

  4. 19, junho, 2011 em 11:47 | #4

    Opa, acabei de baixar, vou colocar no dingoo pra ver qualé!

  5. 19, junho, 2011 em 16:15 | #5

    @Kurt

    Opa, comenta aí depois que jogar!

  6. 20, junho, 2011 em 17:38 | #6

    Opa, joguinho bem bizarro. Interessante, mas não posso dizer ainda se me pegou o jogo. Gostei do sistema, mas não por muito tempo. Joguei uma vez só e perdi de 2 a 1. E eu odeio perder pra francês hahahaha Mas dentro do que é o jogo (de "azar") é uma proposta bem diferente do usual. Numa primeira impressão fica 2,5 de 5.

  7. 20, junho, 2011 em 18:14 | #7

    <blockquote cite="#commentbody-3660">

    Kurt :

    O E eu odeio perder pra francês hahahaha

    Hahahahahaha

    Adorei essa parte do comentário!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: