Página Inicial > Game Gear, Master System > Versões: Tom & Jerry – The Movie (SMS e GG)

Versões: Tom & Jerry – The Movie (SMS e GG)

Tom & Jerry the Movie foi lançado em 1992 para Master System e em 1993 para Game Gear e apesar do nome, nada tem a ver com o filme. O objetivo do jogo é que você como o Tom tem de capturar o Jerry em todas as fases. Apesar das duas versões serem parecidas, elas estão longe de serem iguais. (As fotos da versão GameGear foram feitas no emulador Fusion, por isso há essa borda.

No protótipo da versão monitor, a tela de abertura era bem diferente da final. E ela foi reproduzida no cartucho, mas somente na versão brasileira. Na versões europeia e inglesa, não há ele.

A versão final da tela de abertura. A diferença além da resolução, é que no Game Gear o Tom fica erguendo a placa “Let’s Play!” (Vamos jogar!)

Há mudanças na Jogabilidade: No Master System o botão 1 corre e o botão 2 pula. Na versão de Game Gear, o botão 2 continua pulando, mas o botão 1 dá um pulo mais alto no qual o Tom cai de queixo no chão, proprício para pegar Jerry, mas isso gasta meio coração de energia. Esse pulo é totalmente desnecessário, já que na versão de Game Gear só é possível pegar o Jerry no final da fase, enquanto na versão de Master System existem pontos durante as fases que dá para pegar o Jerry. A versão de Game Gear também tem uma história, ao contrário da versão para Master System. Além disso, a barra de energia é formada por coraçõezinhos no Game Gear e por barras no Master System. O Jerry adora soltar bombas no solo enquanto você está correndo no SMS, no GG ele também solta, mas mais moderadamente. A versão de Game Gear tem fases de bônus.

No Master System, aparece uma tela indicando a fase e um texto indicando que você capturou o Jerry por fase. Enquanto no Game Gear, você passeia pelo mapa.

.

Fase 01 – The Kitchen (A cozinha, SMS) e My Home (Minha casa, Game Gear)

Ambas as fases são as mesmas. Você percorre somente a cozinha (ao contrário do nome da fase na versão para Game Gear). E então, cada final de fase é diferente. No Master System você tem que desviar de pratos para pegar o Jerry. No Game Gear há chefes e é mais difícil, você tem de atrair o cachorro para o buraco e o jeito mais fácil é perder energia ficando nele.

.

Fase 02 – The Garden (O Jardim, SMS)

Apesar de o nome dizer que é uma pequena área de casa (o jardim) na verdade lembra muito mais uma área externa de uma casa na área rural, tendo inclusive cachoeiras. Ao chegar no final da fase, você tem que nadar no lago, fugir dos peixes, do encanamento e alcançar o Jerry que está em área de terra firme.

.

Fase 02 – The Night City (Cidade à Noite, GG) e Fase 03 – Downtown (Centro da Cidade, SMS)

Mais uma vez, duas fases que são coincidentes. Ambas apresentam cidades com o clima noturno e muitos vasos caindo das janelas. Esse povo que não tem cuidados… Ambas fases contém cartazes do Opa-Opa (Só no Game Gear) e do Sonic (ambas versões). Há também várias metalinguagens nesse cenário. Veja abaixo esses cameos:

Após sobes e desces, você encontra o Jerry sobre um lindo céu noturno no Master System. no Game Gear, você tem de desviar de uns pássaros chatos, mas não é difícil alcançar o Jerry, só pular no momento certo.

.

Fase 03 – On The Ship (No Navio, GG)

Uma fase que se passa no navio e que não está disponível na versão de Master System, o jogo é o mesmo de sempre. Evitar os obstáculos e alcançar a parte final. O chefe dessa área é muito chato, você tem que desviar das bolhas que ele lança por duas vezes: na ida, saltando e na volta, agachando, que então, ele receberá de volta e assim, aos poucos ele será derrotado. São necessários cinco acertos, aí a plataforma de cima vai subir e vai ser possível pegar o Jerry.

.

Fase 04 – The Forest (A Floresta, SMS) e Fase 04 – The Deserted Island (Ilha Deserta, GG)

Ambos cenários apresentam florestas e plataformas altas. É um dos níveis que mais dão poção de cura e também um dos níveis que mais caem ou sobem coisas para te atacar: espinhos, cogumelos, pedras. Ao final, na versão de Master System há uma pegadinha: você pode subir na fase junto com o Jerry, mas há um trecho que é impossível passar, então tente pegá-lo embaixo mesmo. Na versão de Game Gear, o chefe aparece em uma parte que lembra a Mountain de SMS, são duplas de morcegos, mas tudo que você precisa fazer é subir até a plataforma mais alta e acionar o interruptor. Aí é só voltar e pegar o Jerry.

.

Fase 05 – The Mountains (As Montanhas, SMS)

As montanhas estão totalmente congeladas e às vezes dá a impressão que está escorregando. No final, tem que alcançar o Jerry na hora em que ele está subindo, senão fica impossível pegá-lo, já que tem o boneco de neve atrapalhando.

.

Fase 06 – The Baby’s Room (O Quarto do Bebê, SMS)

A última fase do Master System aproveita bastante da primeira, tanto em armadilhas quanto no cenário. Ao chegar no final da fase, há um cachorro elétrico e um buraco e a tática para ganhar o jogo é a mesma do primeiro chefe do Game Gear, mas evitando cair no buraco, já que parece que aqui o dano da queda é maior.

.

Fase 05 – The Labyrinth (O Labirinto, GG)

A última fase do Game Gear passa-se em um castelo. Muitos interruptores que bloqueiam corações e passagens (daí vem o labirinto do nome) e também muitas armadilhas. O último chefe é uma cobra com um crânio. Quando ela ataca ele para o alto, deve-se desviar, quando ela rola, pule na ida e na volta, que ela tomará o dano. Fazendo isso, irá cair o baú do tesouro na cabeça dela.

.

Fases de bônus

Exclusivo da versão do Game Gear, há dois estágios de bônus. O labirinto surge após as fases 1 e 3. A fase da janela aparece após as fases 2 e 4. Na primeira há dois objetivos: pegar todos os corações e também o Jerry. Pegando tudo, você recupera a energia perdida e ganha um coração a mais, caso pegue o rato. Na segunda, Jerry vai arremessar bombas e maçãs. Pegue as maçãs e desvie das bombas (óbvio! Mas elas não causam dano, só paralisam). Se conseguir mais de 20, a recompensa será a mesma.

.

Finais

No Master, há uma tela especial na qual altera a frase após pegá-lo. Mas, pelo visto, ele foge de novo. Depois, passa a uma tela de staff na qual aparece o Tom perseguindo o Jerry em um fundo preto.

No Game Gear, eles acham o mapa do tesouro. Mas o Jerry consegue se livrar das cordas e ficar com o mapa. Depois, há uma tela de staff em que eles passeiam por plataformas flutuantes. Não é jogável. Termina com um “To be continued” o que é estranho, já que não saiu nenhuma versão a mais para Game Gear. E por fim, um The End.

.

Curiosidade

Em ambos jogos, Tom tem sete continues. O que é curioso, já que nos Estados Unidos há a superstição de que os gatos têm 9 vidas. No Brasil sim, há a crença de Sete.

Para finalizar, um compiladão com três revistas analisando o jogo: Ação Games, SuperGame e VideoGame. Clique aqui para baixar!

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: Game Gear, Master System
  1. leandroleonbelmont
    27, julho, 2012 em 09:24 | #1

    quando o pessoal da locadora o jogava o achava muito dificil, tanto essa versão como a do SNES, mas eramos jovens e inexperientes. quem sabe hoje não zere? e sempre preferi o Tom ao Jerry, o rato sempre o provoca quando Tom fica na dele.

    • 27, julho, 2012 em 14:24 | #2

      A versão de Master System eu fiz final no cartucho mesmo, eu cheguei a comprar na época. E, ao contrário das críticas, eu acho um jogo legal.

  2. 28, julho, 2012 em 13:38 | #3

    Nunca joguei estes aí, mas fiquei interessado porquê eles lembraram um jogo de Game Boy que gosto muito – não tanto por motivos técnicos, mas porquê foi o game que veio com meu Game Boy – o Tom and Jerry Part 2 (J).
    http://img.gamefaqs.net/screens/a/f/4/gfs_2801_2_

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: