Página Inicial > segredos > Adivinha o que Final Fight e Bruce Lee têm em comum…

Adivinha o que Final Fight e Bruce Lee têm em comum…

Final Fight

Se você pensava que apenas a SEGA utilizou vozes de filmes famosos para “criar” o áudio de seus jogos, é bom rever seus conceitos. Parece que outra empresa famosa foi pega no flagra, né dona CAPCOM?

Após provar que algumas das vozes de Golden Axe são as mesmas ouvidas nos filmes Rambo e Conan, lá vamos nós novamente revelar mais um segredo de Final Fight. Dessa vez não é para contradizer algum factoide famoso na Internet como o que relacionava os gritos de Golden Axe aos presos norte-americanos no corredor da morte (saudade daquelas creepypastas bacanas do início da década), mas ,mesmo assim, é uma descoberta interessante.

A voz do golpe especial de Cody em Final Fight foi “emprestada” do filme de Bruce LeeFist of Fury“, lançado em 1972, e que no Brasil ganhou o título “A Fúria do Dragão“. O mesmo grito é ouvido no filme quando um inimigo agarra e arremessa o astro Bruce Lee, como mostra o vídeo a seguir:

É inquestionável semelhança do áudio. Ele apenas parece estar um tom menor no jogo, talvez fruto de um filtro sonoro ou do resultado da compressão de áudio, muito comum nos games da época. Assim como visto no caso de Golden Axe, é possível que aqui ambas as obras tenham compartilhado um mesmo pacote de som, embora eu acredite mais na possibilidade do áudio ter sido “ripado” do filme. A diferença de idade entre as obras (Final Fight é de 1989) e o som do helicóptero de Rambo em Golden Axe indicam isso.

Para fechar a matéria, deixo com vocês um compilado em vídeo com as antigas e uma nova “coincidência” sonora entre Golden Axe e Conan – O Bárbaro, que mostra a partir de 1:12 a origem do grito das caveiras na versão de Arcade de Golden Axe e que foi reaproveitado em Golden Axe: The Revenge of Death Adder (lançado para o arcade System32 em 1992):

Gostou da matéria? Ajude ela a chegar a mais pessoas compartilhando em suas redes sociais, nos grupos retrogamers e ensinando seu papagaio a imitar um grito desses (e mandando o vídeo para nós, obviamente).

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: segredos
  1. 9, setembro, 2020 em 10:17 | #1

    Eu ia escrever sobre isso no Alforje, mas acho que teu artigo cumpriu a missão bem melhor!

    • 9, setembro, 2020 em 12:27 | #2

      Eu ia escrever um post rápido, mas como o site já tem um histórico com esse tipo de curiosidade, tive que relacionar com o antigo post do Rafael. Valeu Rodrigo! Se escrever por lá, me avise que vou querer ler. Abraço!

  2. Tadeu BF
    16, setembro, 2020 em 01:55 | #3

    Faz tempo que não passo por aqui, mas que achados estes sons, hein? e como que não rolou um processo por ai é um mistérios, LOL…

    • 16, setembro, 2020 em 18:51 | #4

      Nos anos 90 era meio que vale-tudo, principalmente com a SEGA que copiava na cara dura sons e imagens de filmes e personalidades famosas. Sorte dessas empresas que essas descobertas foram e estão sendo descoberta apenas muitos anos depois.

      Sempre que o trabalho real dá um tempo pra respirar o site ou nossas redes sociais são atualizadas, Tadeu. Fique de olho, tem muita coisa para publicar em breve!

  3. João Marcos
    25, setembro, 2020 em 15:28 | #5

    Essas curiosidades são sempre legais, gostaria de saber se tem algo no site sobre a gravação do som em Mortal Kombat 2, como o impronunciável golpe do Raiden, e os gritos do Liu Kang hahah.

  4. Ricardo
    8, outubro, 2020 em 05:30 | #6

    Poderia fazer aquele post do MK1 sobre os glitches e como jogar com os personagens "secretos" que você tanto prometeu e até agora nada…

  5. Giovani Dactar
    26, outubro, 2020 em 15:46 | #7

    O mais impactante é que o som é de um dos momentos mais clássicos do retrogame! Sensacional! E eu que assisti esse filme do Bruce Lee mais de 50x e nunca percebi. 🙂

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: