Página Inicial > artigos, curiosidades, Game Boy, Game Boy Advance, N64, Nes, Nintendo DS, Super Nes, Wii > Linha do tempo de The Legend of Zelda finalmente aparece!

Linha do tempo de The Legend of Zelda finalmente aparece!

UPDATE: O grande Johnny “ManoGalo” fez a tradução da linha do tempo! YAY!

Zelda é uma das franquias mais bem sucedidas da história. Arrisco até a afirmar que é a melhor – pelo simples motivo de Ocarina of Time ser sempre lembrado como um dos melhores jogos de todos os tempos. Nem sempre foi assim, mas não vamos contar com aquelas porcarias lançadas pela Phillips nos anos 90.

Fato é que nunca ninguém tinha explicado a linha do tempo da história. O que vem depois do Link’s Awakening? E onde se encaixa o Ocarina of Time e Majora’s Mask? Todos os jogos estão interligados em uma única história?

 

A história é dividida no Ocarina of Time, que serve de base para 3 diferentes ramos. E como neste link (sem trocadalhos), os melhores jogos são aqueles onde Link falhou ao tentar selar Ganon.

E, para quem não sabe, isso tudo não foi inventado por fanboys malucos e com muito tempo em mãos. Essa linha do tempo faz parte do livro que comemora os 25 anos de Legend of Zelda (esse jogo é mais velho do que eu, pqp). E um dos supervisores desse livro é Eiji Aonuma, o diretor das séries. Ou seja…

Não sou o maior entendedor da franquia, porém sei da importância dessa linha do tempo e das intermináveis discussões entre os fanboys sobre onde cada jogo se encaixa. Seria esse o fim dessas discussões? Espero que os comentários me provem o contrário.

Fontes: Tiny Cartridge Link 1 | Link 2 | GlitterDan | @Nintendan

Filipe (ou Kurt, se preferir) é retro-jornalista e retro-músico. Seguista, oitentista, mas não nintendista. Prefere um bom jogo do Mega Man a um do Mario. Usa videogames pra fazer música no seu projeto Subway Sonicbeat.

Twitter 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Talude
    12, janeiro, 2012 em 00:28 | #1

    Interessante.
    Mas lembrar que Link's Awakening se trata de um sonho de Link como o próprio título diz, não fazendo parte de nenhum em específico. Curioso que meus títulos favoritos da série (a dupla Oracle) passa em mundos paralelos e não há essa relação na linha do tempo.

    • kurtrizzo
      12, janeiro, 2012 em 09:39 | #2

      Então, eu achei que é uma linha do tempo só, não espaço. É o que teria acontecido se uma das coisas acontecesse, independente dos mundos paralelos e etc. E faz muito sentido os Oracle serem parte da mesma linha do tempo (pq são muito bons)

    • 22, janeiro, 2012 em 01:14 | #3

      Sobre os Oracles… segundo a linha de tempo oficial eles realmente não acontecem em paralelo?

      Estranho, assim que a Nintendo divulgou essa linha, a primeira tradução para o Inglês dela trazia esses dois games em paralelo.

      Talvez a disposição deles neste mapa engane numa primeira impressão.

  2. 12, janeiro, 2012 em 01:44 | #4

    Essa linha do tempo oficial foi muito importante, pois alguns fatos ocorridos durante a série acabavam gerando confusão mesmo.

  3. Isaias Ramos
    12, janeiro, 2012 em 14:07 | #5

    Nessa linha do tempo o Ocarina of time do N64 veio antes do A Link to the Past do SNES… nunca imaginei!

  4. 12, janeiro, 2012 em 15:32 | #6

    Você faz parceria ??? Olha lá meu blog (theclassicsgames.blogspot.com) e responda lá, pois gostei muito do seu site. Obrigado pelo seu tempo.

    Veja alguns posts
    Detonado Donkey Kong Country http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/01/deto

    Análise N.O.V.A http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/anal

    Análise World of Illusion http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/anal

    Análise Rock N' Roll Racing http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/anal

    Análise Split/Second: Velocity (Celular) http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/anal

    Vamos Jogar: Sonic 3 & Knuckles http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/vamo

    Detonado Resident Evil 5 http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/deto

  5. Eduardo Casola Filho
    12, janeiro, 2012 em 20:11 | #8

    Dava para imaginar Ocarina of Time como o começo de tudo na saga do Link. Os nuances da história do jogo é que deixa as coisas meio doidas.

    Mas agora é continuar nas lendas. Tentando zerar Majora's Mask neste instante

  6. 13, janeiro, 2012 em 11:32 | #9

    Realmente interessante.
    Lembro de uma vez ter lido que nunca tinham revelado essa linha do tempo, porque dificultaria a criação dos jogos por terem que se tornar fies a ela.

    Fico pensando, os próximos jogos de Zelda provavelmente serão "encachados" nas lacunas de tempo que faltam?

    • 22, janeiro, 2012 em 01:21 | #10

      Garanto que essa linha do tempo é na verdade uma colcha de retalhos. A desenvolvedora, após criar vários e vários games da sua franquia, criou lá uma linha base e foi encaixando os títulos de maneira que fizessem, de alguma forma (ou não…), sentido.

      Comentário que não posso deixar de fazer:

      Eu, que nunca joguei muito a série Zelda, posso agora começar a jogar seus games seguindo essa linha de tempo para que tudo possa fazer mais sentido do que quem jogou cada game à sua época [/troll].

      • kurtrizzo
        23, janeiro, 2012 em 11:09 | #11

        Haahahaha idem. Eu acho mesmo que seja uma colcha de retalhos, mas acho legal ter uma linha do tempo, mesmo que seja só uma linha bem tênue dos acontecimentos.

  7. 15, janeiro, 2012 em 16:37 | #12

    Se quiserem, eu posso traduzir a linha do tempo. SE QUISEREM, claro…

    • kurtrizzo
      19, janeiro, 2012 em 09:38 | #13

      Quero sim! Mande-me um email: kurt.rizzo(arroba)gmail.com

  8. 17, janeiro, 2012 em 10:27 | #14

    Me desculpem, mas eu não "acredito" nessa linha do tempo. Não que eu não confie na Nintendo (a dizer pelo histórico de trolladas da Big N, sempre fico com um pé atrás), mas pra mim a linha do tempo de Legend of Zelda é única, sem várias linhas do tempo. Se é que tem uma linha do tempo mesmo, pois os jogos, exceto os que são sequencias diretas de outros, são "fracos" em referências aos demais jogos.

    Eu tenho uma linha do tempo "mirabolante", mas ainda não está pronta pois ainda não tive a oportunidade de jogar os jogos mais recentes. Mas vou terminá-la e publicar em algum lugar. Com muita sorte não serei xingado por causa de tanta besteira que vou falar xD

    • kurtrizzo
      19, janeiro, 2012 em 09:39 | #15

      Dá aí uma prévia, queria entender melhor isso!

    • 22, janeiro, 2012 em 01:25 | #16

      Interessante. Acho que depois dessa vão surgir várias interpretações pessoais sobre a linha de tempo da série Zelda.

      Se bobear dá pra fazer um post com as melhores ou mais bizarras.

      Qualquer coisa manda pra gente, TheSilva. 🙂

      • 22, janeiro, 2012 em 02:24 | #17

        Acho que cada um vai ter um ponto de vista diferente para uma linha do tempo. Surgirão várias que questionarão até essa oficial. Quem viu a da Nintendo World Collection viu a linha ser dividida em 3 também, mas só com os jogos, aonde a história começava em Skyward, passava pelos 4 swords e tudo mais e Link's Awakening era uma das últimas na linha, por não ter nada a ver com o enredo todo. Link viajou para buscar poder e conhecimento mas acabou em Koholint por acidente. Claro que também tem vários outros aspectos de outras séries, como os monstros de Hyrule e a Ocarina também faz a sua parte. Coisa que confunde um bocado (ou nos dá um sinal)

        Diferentes ou não, são sempre bem vindas. Mande a sua também, TheSilva. Só acho estranho todos os jogos serem interligados.

  9. Eduardo Casola Filho
    11, julho, 2013 em 22:23 | #18

    Relendo este post, fico com uma dúvida:

    Cadê os jogos do CD-i na linha do tempo??? :p

    • Talude
      12, julho, 2013 em 05:17 | #19

      São considerados extra-oficiais (e geralmente considerados muito ruins, apesar que são um dos melhores jogos do Phillips CDi)
      Também é importante notar que não entraram na lista, como o do .Game & Watch e jogos spin-off como o do Tingle e o Zelda Crossbow Training.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: