Página Inicial > curiosidades, Playstation > O quê Resident Evil 3 e Hellraiser têm em comum?

O quê Resident Evil 3 e Hellraiser têm em comum?

Quem jogou Resident Evil 3 passou por maus bocados fugindo do Nemesis. A criatura, engedrada pela Umbrella com o único propósito de aniquilar todos os membros da S.T.A.R.S., perseguia a protagonista Jill Valentine durante todo o jogo, rendendo vários sustos e momentos de tensão aos mais afoitos. Não é a toa que a versão americana tem o subtítulo com o mesmo nome da ameaça; afinal de contas, se não fosse por ele, RE 3 seria bem menos interessante.

Mas interessante mesmo seria essa possível inspiração que rolou na criação do personagem: Nemesis se parece muitíssimo com o Chatterer, um dos Cenobites do clássico de terror Hellraiser – Renascido do Inferno, lançado em 1987 e que marcou a estreia de Clive Barker como diretor de um longa-metragem.

Eis uma imagem do maior pesadelo da Jill:

E, logo abaixo, o personagem de Hellraiser. Essa tela foi capturada do Hellbound: Hellraiser II, quando a criatura sofreu algumas mudanças no design, comparando com o primeiro. Mas nada muito significativo:

Basicamente, ambos possuem em comum a cara totalmente enrugada e sérios problemas de gengivite. E roupas de couro! Se ainda duvida, aí vai uma simples comparação lado-a-lado.

Como um verdadeiro plantador de intrigas, deixo a dúvida no ar de uma possível inspiração por parte dos designers da Capcom naquela época. E, como um cinéfilo gamer, recomendo tanto assistir ao filme quanto jogar o game, já que ambas as criaturas são tão feias a ponto de aparecer qualquer dia em seus sonhos… E você, achou que parece mesmo ou não tem nada a ver?

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: curiosidades, Playstation
  1. 8, agosto, 2011 em 00:13 | #1

    Qualquer semelhança, nesse caso, não é mera coincidência (é o que suspeito…)
    Faltou só o corte no rosto e o porte físico pra falar que é o mesmo personagem.
    PS: Existe alguém que nunca se assustou com o Nemesis quando ele quebra a janela de vidro da delegacia (mesmo já sabendo que ele ia fazer isso)?

    • 00Agent
      8, agosto, 2011 em 05:32 | #2

      Eu sempre me assusto! Tinha vezes que eu tinha muito medo só de passar ao ângulo da câmera seguinte, porque havia entendido a manha de que o Nemesis sempre aparecia quando a porta da sala não era mostrada (devido à limitação do jogo de não ter como mostrar a animação da porta se abrindo porque o cenário era pré-renderizado e etc)

  2. 8, agosto, 2011 em 00:54 | #3

    Eles são muito parecidos mesmo! Ambos muito assustadores, rsrs… As partes em que o Nemesis aparece em RE3 são extremamente tensas, dá vontade de ficar dentro da sala de save e não sair mais. XD

    • 00Agent
      8, agosto, 2011 em 05:33 | #4

      Eu se fosse romhacker faria uma versão troll do Resident Evil 3, com o Nemesis surgindo nos lugares mais improváveis, como de dentro do baú da sala de save, etc 😛

  3. 8, agosto, 2011 em 10:09 | #5

    Não resta dúvidas com aquela imagem comparando os dois hein? Quando jogar a franquia Resident Evil, vou pular o 3 pra não ficar traumatizado com essa figura…

  4. 8, agosto, 2011 em 13:46 | #7

    Sem dúvida a semelhança entre os dois é evidente!
    Só assisti a alguns filmes da série Hellraiser (nem sei quais foram) há muitos anos, e confesso que as únicas coisas que consigo me lembrar são o Pinhead (ele tem nome em português?), obviamente, e as mulheres nuas, que sempre aparecem nos filmes de terror… 😛

    Creio que seja bastante provável que houve certa inspiração neste caso do Nemesis (principalmente se o Chatterer falar "STARS" enquanto anda).

    • 8, agosto, 2011 em 20:56 | #8

      Olha, até onde sei, o nome do Pinhead não foi traduzido não… Aliás, os filmes que assisti nem mesmo o citam por esse nome.

      E o Chatterer nem fala "STARS"… rs Ele só fica batendo os dentes o tempo todo. Chega uma hora que dá nervoso ^^

  5. Starbearer
    8, agosto, 2011 em 13:50 | #9

    hellraiser é foda, mas foi perdendo o sal a aca sequencia.

  6. 8, agosto, 2011 em 13:58 | #11

    Hahahah Num é que é O_O

    Tenso…

    O Hellraiser é tipo o irmão mais novo do Nemesis xD

  7. Giulian Steel
    8, agosto, 2011 em 18:17 | #12

    Po, e não é que é parecido mesmo?
    Quanto a parte da janela, não tem essa, eu sempre me assusto
    Nemesis saindo do baú do save, caramba, isso que seria sacanagem KKKKKKKKKKKK

  8. 8, agosto, 2011 em 23:42 | #14

    Nossa, parece mesmo!

    Na época em que eu assistia Hellraiser eu era bem pequeno e morria de medo desse filme. Hoje percebo o porque: parecem criaturas saídas direto de Doom 3.

    Nemesis acabou sendo um ponto muito forte de RE3. A maneira (quase) aleatória com que ele aparece e a dificuldade em se usar macetes para enfrentá-lo torna tudo mais tenso.

  9. Flavio Master
    14, agosto, 2011 em 19:12 | #15

    Estranho como nenhum filme do Barker bombou tanto como Hellraiser. Mesmo não se dando tão bem nas telonas, ele é um escritor já consagrado do terror.

    Bem legal a comparação e não é de admirar, já que RE é ma série cheia de referências.

  10. Henrique
    12, março, 2012 em 18:45 | #16

    Putz, muito parecidos!
    Já passei muito medo por culpa do Nemesis!
    Na época, jogava no PsOne de um amigo, quando voltava pra casa tinha medo até de tomar banho. HAHAHA.
    Bicho maldito!

    Quando ouvia um "Stars" e aquela musiquinha (mto foda por sinal) meu coração já ameaçava sair pela boca!

    • 13, março, 2012 em 12:07 | #17

      Era de dar nervoso mesmo. Pena que joguei tanto o Resident Evil 3 que já decorei todas as aparições do Nemesis (incluindo o fato de que ele só aparece quando o ângulo de câmera não mostra a porta da sala), então ele fica menos “aleatório” do que parecia antes.

      Bons tempos aqueles em que eu era mais ingênuo… rs

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: