Página Inicial > Mega Drive, notícias, sem categoria > Vídeo com suposta versão protótipo de Sonic 1 é postado no Youtube (Atualizado)

Vídeo com suposta versão protótipo de Sonic 1 é postado no Youtube (Atualizado)

A ROM com a versão preliminar do Sonic The Hedgehog de Mega Drive é uma espécie de Santo Graal dos fãs do personagem. De acordo com Yuji Naka, após usarem esse protótipo para apresentar o game em um evento, o cartucho deu chá de sumiço e nunca mais foi encontrado. Desde então, o único material que serve como prova de que esta versão existiu baseia-se em fotos das revistas de videogames da época, que mostram cenários de fundo, elementos de fase e várias outras coisas de forma diferente em relação ao que conhecemos na versão final. Até hoje, várias demos e versões protótipo dos jogos do Sonic foram desvendadas, adquiridas e publicadas na Internet; menos esse protótipo, cuja revelação poderia trazer sérios problemas a quem o adquiriu, afinal de contas, o cartucho originalmente foi roubado, não é?

Mas, ao que parece, o misterioso usuário do Youtube TheNEK0san está pouco se lixando para o que pode acontecer, já que ele postou no dia 5 o que parece ser uma filmagem do “jogo” em ação. O vídeo mostra Sonic correndo pelo que parece ser a Green Hill Zone original, sem inimigos ou obstáculos pelo caminho. Isso já foi suficiente para causar um verdadeiro alvoroço na comunidade, que, duvidando da autenticidade disso tudo, exige que TheNEK0san dê maiores detalhes ou pelo menos mostra alguma imagem ou foto do cartucho.

Veja e tire suas próprias conclusões:

Achou fake? O resto do Brasil também. Yuji Naka parece discordar de nós dois, mas ele próprio também têm suas dúvidas, através da seguinte declaração no twitter:

Traduzindo, ele diz o seguinte:“Essa é uma versão bem preliminar do Sonic 1, da qual eu estava fazendo as camadas múltiplas de scroll. Me pergunto se as rochas e coqueiros estavam mesmo nesses lugares. De onde surgiu essa ROM? Ah, bons tempos…”

O lugar das “rochas e coqueiros” aos quais ele se refere no vídeo são as mesmas que surgem na frente do personagem, ou seja, na camada mais próxima da tela. Porque, afinal de contas, elas são muito esquisitas mesmo, especialmente quando o personagem passa por trás delas. Mesmo assim, vale lembrar que qualquer constatação do Naka sobre o vídeo precisa ser analisada com cuidado, uma vez que já faz mais de 20 anos desde que o programador trabalhou no jogo, ou seja, as memórias podem estar um pouco desfocadas, não é mesmo?

Vamos aguardar pelo desenrolar deste episódio, isso é, se houve qualquer desenrolar além desse rebuliço criado. Afinal de contas, existem tantas modificações e hacks do primeiro Sonic por aí que qualquer gato pingado pode forjar uma versão Alpha do jogo em menos de 15 minutos. Por isso, como diria o Silvio, eu só acreditooo…

ATUALIZAÇÃO: Ao postar mais um vídeo demonstrando essa versão, o cara acabou se entregando. O próprio Yuji Naka denunciou isso, uma vez que as imagens abaixo mostram os créditos com o nome dos desenvolveores em kanji (que na verdade é uma tela secreta presente na versão final) e a placa em que Sonic fica durante a maior parte do vídeo está errada: ao invés de Green Hill, deveria estar escrito Segasonic, de acordo com as referências dadas por imagens de revistas da época.

 

ATUALIZAÇÃO 2: Assim, o autor decidiu acabar com a farsa ao disponibilizar o hack que fez para produzir os vídeos. Caso queira baixar, clique aqui. Obrigado ao Victor pelas informações!

E você, acha que isso é verdade? Comentaí!

Até a próxima!

 

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 9, fevereiro, 2012 em 19:30 | #1

    Não é que parece um minimo de autentico e com uma declaração dessa do próprio Yuji Naka fica difícil de não acreditar.
    Como você acha essas coisa com essa velocidade?

  2. Talude
    9, fevereiro, 2012 em 20:32 | #2

    Muito interessante o vídeo. É exatamente a foto que a gente vê em sites como o Power Sonic. Se sair a rom, não duvido que só tenha a Green Hill e nenhum inimigo.

  3. 9, fevereiro, 2012 em 22:50 | #3

    Legal… as partes em zoom do vídeo, meio escurecidas, dariam um ótimo creepypasta viu… imagina só uma música tensa por baixo e se assuste aí, rs

    Curioso: o cara tem o protótipo raríssimo e não tem uma placa de vídeo captura… ummm, vamos mandar dinheiro pra ele comprar uma :P

  4. 9, fevereiro, 2012 em 23:00 | #4

    Parece estranho, mas levando em conta q é ainda um teste do primeiro game q eles fizeram sem base nenhuma (tudo o que eles sabiam é que a Sega queria algo "rápido"), pode até ser que seja!

    Belo achado!

  5. 10, fevereiro, 2012 em 02:47 | #5

    Duas coisas me chamaram MUITO a atenção:

    1: A pose que Sonic faz quando parado – muito mais legal e aceitável que sua versão oficial. Sempre desejei que ele ficasse desta forma, mostrando assim prontidão!

    2: Alguns itens de cenário (palmeiras e rochas) em outra perspectiva – presente na versão oficial apenas na fase Star Light Zone… Sempre achei que tais detalhes deveriam estar presente em todas as fases, pois aumenta grandemente a sensação de velocidade, além de deixar o game ainda mais bonito!

  6. Victor
    10, fevereiro, 2012 em 19:16 | #6

    Nao Sei nao A Placa Na Foto Da Green Hill Beta As Letras Sao Inlegivels Entao Nao Da Pra Saber Se Ta Escrito Green hill Ou Segasonic

  7. 11, fevereiro, 2012 em 01:18 | #8

    Muito interessante. Mesmo se isso aí for um hack muito bem feito (até agora acho que seja o mais provável), queria muito jogar isso aí.

    PS.: A comunidade do Sonic é uma das mais ativas do mundo. Quase toda semana tem algo escabroso aparecendo em algum canto da Internet (ou em feiras de coisas velhas, perdidas no interior da China).

  8. Victor
    11, fevereiro, 2012 em 08:31 | #9

    So Uma Coisa Que Esqueci De Acrecentar
    Tem As Sprites Das Palmeiras Beta No Powersonic Sendo Assim Tem Mais Chance De Ser Um Hack
    E Tambem Tem O robotnik na versao beta e quando vc inicia a fase ja aparecia o titulo da fase
    Olhem as fotos do powersonic http://www.powersonic.com.br/secretos/prototipos/

    • 12, fevereiro, 2012 em 23:24 | #10

      Muito boa sua observação, Victor!

      Só uma curiosidade: a fonte usada em Sonic para construção dos nomes das fases não continha a letra "W". Por isso o nome da fase está como "Clock ork Zone", mais ou menos o que diz lá no Power Sonic.

  9. Victor
    11, fevereiro, 2012 em 08:34 | #11

    Esquecem Meu Ultimo Comentario E Falso E Um Fan Game Olhe O Novo Video Dele http://www.youtube.com/watch?v=KHww2XeqgdU&co
    Ta Escrito Ai Bem, eu cometi muitos erros quando refazer o beta cedo e muitos detalhes não são uma cópia exata dos originais encontrados no protótipo real.

    Você pode baixar o hoax fangame / direita aqui:

  10. Victor
    11, fevereiro, 2012 em 15:00 | #13

    :)

  11. 12, fevereiro, 2012 em 19:34 | #14

    Muitíssimo interessante, já baixei a rom pra testar!

    • 16, fevereiro, 2012 em 07:46 | #15

      É um .exe, roda direto e nem precisa de emulador. Ótimo, não?

  12. Talude
    12, fevereiro, 2012 em 22:16 | #16

    Pena que era fake :(

  13. 13, fevereiro, 2012 em 17:54 | #17

    Pô, que saco, eu já tava tremendo e dando gritinhos que nem uma menina histérica, aí vejo a atualização desmentindo tudo no fim do post… a vida real é muito sem graça mesmo :P

  14. Victor
    14, fevereiro, 2012 em 16:04 | #22

    Voces Poderiam Fazer Uma Materia Das Estranhas Musicas Dos Jogos Do Sonic Quando Colocam Savestates De Outros Jogos Tipo Essa Que Aconteceu Comigo :http://www.youtube.com/watch?v=ST6p77ZNooE&list=UUrB45c-HMXFnlmPaGhiSNTg&index=6&feature=plcp

  15. 18, fevereiro, 2012 em 22:33 | #23

    Muito interessante, pena que a notícia era fake. Concordo com o ponto de vista do Danilo David. Há coisas que em versões preliminares faria o jogo ficar ainda melhor.

  16. joeycaruzo
    17, março, 2012 em 00:16 | #24

    Falando em betas,tenho a curiosidade de ver o Beta do Sonic 3 xD

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: