Página Inicial > vídeos > Mapas de Games em Vídeo

Mapas de Games em Vídeo

mapas de games

Que retro-gamer aí não se lembra daqueles mapas de games bacanas, feitos pelas revistas de videogame, ainda numa era sem Internet? Lembrou? Que tal agora atualizar o conceito, misturando mapas estáticos com gameplay em vídeo? Pois é justamente esta a proposta do usuário NES Atlas no Youtube: misturar mapas de games (site VGMaps) com gameplays em vídeo.

A impressão que se tem é que se está jogando diretamente num daqueles mapas, com uma visão privilegiada de grande parte ou de toda a fase. É muito legal ver o desenho inteiro de um cenário, além de, no caso de alguns games, dar uma noção de localização extrema. Bem mais fácil visualizar uma fase assim. Dá só uma olhada nos vídeos:

.

Super Mario Bros. 3 (NES) – World 1-1

O legal aqui é ver como os canos de entrada e saída de fase de bônus encaixam-se perfeitamente com os equivalentes da fase normal. Isso é que é level design bem feito!

.

Super Mario Bros. (NES) – Level 1.1

Note que o padrão do cenário (nuvens, vegetação e montanhas) se repetem invariavelmente. Por exemplo: nuvem pequena, outra nuvem pequena, nuvem grande e nuvem média [repete].

.

Contra (NES) – Level 1

Olhando de longe, a fase parece menor do que é. Assim, nem dá vontade de usar o famoso código Konami…

.

Sonic CD (Sega CD) – Palmtree Panic: Zone 2

Vídeo TAS (Tool Assisted) que mostra o que um bom level de Sonic deve ter: exploração e não-linearidade.

.

Mega Man 2 (NES) – Quick Man

Assim fica mais fácil lembrar dos perigos que a fase de Quick Man nos aguarda.

.

Ninja Gaiden (NES) – Act 5-3

O legal desses mapas é mostrar o desenho completo de uma construção (fase), como visto no vídeo. Devido ao scroll vertical de tela, as montanhas ao fundo se repetem.

.

Journey to Silius (NES) – Stage 1

Destaque para a dancinha do personagem, em sincronia com a música, no final da fase.  =]

.

Battletoads (NES) – Clinger Winger

Você odiava a “fase da moto” de Battletoads (NES) e sempre a considerou uma das fases mais difíceis dos games? Então você não conhece esta aqui. As chances de se passar dela jogando nesta visão passariam de 0,003 para 0,078.

.

Metroid (NES) – o jogo todo(!)

Todo o emaranhado de salas de Metroid (NES) devidamente mapeado neste impressionante video. Talvez seja o tipo de jogo que mais se beneficie de um video-detonado desses.

.

Não deixe de conferir o canal do Youtube NES Atlas, tem muito mais vídeos do tipo por lá.

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: vídeos
  1. 14, dezembro, 2010 em 20:16 | #1

    Que coisa genial e bizarra. É engraçado também a porcentagem de sucesso no Battletoads

    • 15, dezembro, 2010 em 09:58 | #2

      Heheh, é bem por aí. Nos idos do início dos anos 90 eu descobri uma dica pra passar facilmente por essa fase, acho que ela foi publicada nas primeiras Gamers Pró-Dicas. Vou publicar aqui futuramente, depois de criar um certo projeto secreto… 😀

  2. 15, dezembro, 2010 em 02:42 | #3

    Tinha passado despercebido por esse do Super Mario Bros. São realmente sensacionais, ainda mais pelo fato do cara disponibilizar isso até em 1080p

    • 15, dezembro, 2010 em 09:55 | #4

      Então cara, eu pensei em comentar os vídeos de alguma forma, não só mostrá-los, e foi observando bem esse video que acabei descobrindo esse padrão no cenário do SMB1.

  3. 15, dezembro, 2010 em 04:27 | #5

    nossa, nunca tinha ouvido falar. achei muito legal!
    (o q é o codigo konami?)

  4. 15, dezembro, 2010 em 05:19 | #7

    Uau, que barato!

  5. 15, dezembro, 2010 em 05:33 | #9

    A fase do Sonic mostra o que sempre comento na comunidade do Mega Drive no Orkut: Sonic nunca foi correria, sempre teve exploração – óbvio que não na mesma profundidade que um game do Mario, para isso nós temos o Kid Chameleon, mas basta jogar um pouco mais com atenção Sonic para ver o como os jogos atuais do personagem (com exceção do Colours) sempre tiveram um sério problema de condizência com os jogos antigos.

    Agora a Clinger Winger eu nunca tinha visto, nunca passei da fase de mato pra chegar nela 😛

    • 15, dezembro, 2010 em 05:34 | #10

      Fase DA MOTO…e não do mato 😛

      • 15, dezembro, 2010 em 10:06 | #11

        É muito legal ver um mapa inteiro de um game clássico do Sonic e perceber a quantidade de bifurcações, caminhos e passagens escondidas disponíveis.

        Eu sempre digo: quem diz que Sonic (os antigos, não os novos) sempre foi correria, não conhece o jogo pra valer.

  6. 15, dezembro, 2010 em 12:45 | #12

    Caramba, uma delícia assistir os jogos assim. Putz, muito bom mesmo, fiz questão de assistir em 1080p na TV de 42 polegadas, fiz até pipoca! Me inscrevi e já estou torcendo por mais Sega Atlas desses caras 😀

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: